Open User Innovation and Sector Venture
- Leandro Figueiredo
- 23 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Novas formas de inovação.

Há algum tempo, ouvimos falar de Corporate Ventures. Basicamente, são grandes empresas tentando se conectar a pequenas empresas, especialmente startups, por meio de programas - estruturados ou nem tanto. Esse é um conceito relativamente novo, que nos últimos anos toma a pauta das empresas mais inovadoras do país e do mundo.
Na linha dessas conexões, tenho visto um fenômeno um pouco mais recente e não menos interessante. Em uma ponta, empresas se juntando para fomentar a inovação não em benefício de uma única empresa, mas de várias, normalmente atuando em torno de um mesmo setor. E esse fenômeno, digo mais uma vez, relativamente novo, tem ganhado nomes especiais que figura no vocabulário de empreendedores ao redor do globo. Fintechs, Edtechs, Agrotechs, Healthtechs dentre outros tantos.
Esse é, nada mais, do que chamarei aqui de Sector Venture. Cada dia mais presente e com características próprias, onde podemos ver concorrentes colaborando para o "bem" de um setor inteiro e, consequentemente, ganhando visibilidade para as empresas participantes - ou não.
Na outra ponta, vemos um fenômeno também relativamente novo - vemos estudos dele datados desde final da década de 1980 - A Open User Innovation. Nesse sentido, empresas se aliam aos seus usuários para descobrirem e desenvolverem inovações. Penso ainda ser um campo com muito potencial e ainda pouco explorado pelas empresas. Penso, também, que a tendência de as empresas se aproximarem do cliente - UX, CX, Jornada do cliente, design thinking - vai acabar chegando à inovação. Insights de usuários, como as crianças, para citar um exemplo, podem gerar inovações disruptivas de muitas formas.
A tendência parece ser a inovação aberta extrapolar as conexões entre empresas e atingirem níveis macro, como os setores, e níveis micro, como usuários individuais.
Estamos vivendo um período muito próspero para o desenvolvimento da inovação. O que mais tem pela frente?
Comments