Inovação no Governo Federal
- Leandro Figueiredo
- 23 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
Participação da derSteg na Quarta Semana de Inovação no Governo.

A inovação chegou para ficar. E o setor público, essencial para a sua geração - a recordar a hélice tríplice, ou quádrupla - precisa se posicionar como protagonista. Tenho visto movimentos dos setores empresariais, desde as grandes empresas quanto as pequenas para se juntarem e fazerem da inovação um mantra para ganharem competitividade num mercado cada vez mais leonino. Também observo a academia se mobilizando - lentamente - para exercer seu papel essencial no ecossistema. Agora, o tema vem se consolidando numa esfera essencial: o setor público.
Mas como o setor público inova?
De diversas formas. Primeiro, inova no mindset dos servidores. É o primeiro e mais difícil passo. Ter um time disposto a inovar e apaixonado pela mudança é o início do caminho. As ferramentas e modos, depois, são aprendidos e apreendidos.
O núcleo da inovação não é tecnologia. São pessoas. E pessoas competentes. Isso, o setor público tem em abundância.
Claro que precisamos de um pouco de trabalho e muita vontade. Precisamos mudar as recompensas e a estrutura. Precisamos conectar os atores. Precisamos deixar mais transversal o assunto.
A quarta semana de inovação, realizada pelo TCU, ENAP e Ministério do Planejamento é uma prova de que pode dar certo. Temos que trazer o modelo para os estados, para os municípios. O potencial é enorme e a necessidade patente. Estou ansioso pela próxima.
Entretanto, nada disso será possível se você não participar.
Mas como? Mexendo-se. Saia da zona de conforto. A inovação acontece quando estamos inquietos. A mudança de governo é uma ótima oportunidade. Aproveite-a! O Ano Novo deveria se chamar Ano INOVO.
Komentar