Inovação em Governo
- Leandro Figueiredo
- 8 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

A inovação no setor público, assim como em qualquer outro lugar, acontece por meio de pessoas. E ter pessoas qualificadas para inovar deveria ser a meta de qualquer órgão ligado à gestão pública.
Para tanto, baseada em práticas da OCDE, foi sugerida uma abordagem de desenvolvimento de competências no setor público. São elas:
Centralidade no cidadão: Políticas e serviços que resolvem as necessidades do cidadão, considerando os diversos atores – cidadão, servidores e outros usuários – nas diversas etapas, gerando satisfação a todos os envolvidos.
Agilidade: Ter o pensamento ágil como guia, desenvolvendo e testando soluções de forma rápida e eficaz.
Criatividade e Curiosidade: Reformular os problemas atuais sob a perspectiva de vários pontos de vista, adaptando soluções usadas em outros locais, para sua realidade.
Expressão, Comunicação e Storytelling: Entender e demonstrar a jornada do cidadão e seus pontos de contato com as políticas, atores e práticas públicas.
Pensamento crítico: Entender a realidade posta e propor novas formas de trabalho, constantemente.
Orientado a dados e Baseado em evidências: Utilizar das informações como base para cada decisão, comunicando de forma efetiva as evidências coletadas.
Junto com o FNDE, criamos uma Mochila de Ferramentas para atuação de inovação no governo. Ficou bem legal! Vale a pena ver e usar à vontade:
Comments