


O programa de inovação da Prumo Engenharia
Inovação: transforme seus sonhos em resultado
Tópicos que vamos abordar neste artigo:
-
Sonhos e objetivos da Prumo Engenharia objetos?
-
Quem pode participar do programa PrumON?
-
O que é inovação?
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Prumo Engenharia inaugura neste 2º semestre de 2020 o seu programa de inovação, carinhosamente batizado de PrumON. Vamos então apertar o “ON” (ligar) para acelerar a inovação na empresa? Neste nosso primeiro artigo vamos te embarcar nesta jornada que, com certeza, vai transformar você e consequentemente a empresa.
Você sabia que 45% dos investimentos em inovação resultam em novas competências e/ou novos modelos de negócio? Esse é um dado da pesquisa do Jornal Valor Econômico em parceria com uma grande consultoria realizada em 2019 com as empresas mais inovadoras do Brasil.
O Fernando, presidente da Prumo Engenharia, nos confidenciou que era um sonho antigo dele, patrocinar este tipo de iniciativa na empresa. Um projeto ambicioso que pretende ajudar a Prumo no avanço de sua transformação digital para a construção de um futuro mais promissor para todos da empresa.
É uma iniciativa oportuna e visionária no atual contexto mundial. Com a pandemia várias empresas paralisaram suas atividades, o desemprego aumentou e outras inúmeras mazelas desafiam a sociedade a fazer diferente. Por outro lado, novas soluções e oportunidades tem se destacado gerando resultados, tais como, a maior utilização da telemedicina. É por isso devemos nos motivar a contribuir no PrumON, uma vez que a Prumo Engenharia teve a coragem de ampliar seus investimentos em inovação em tempos de crise.
Acreditamos que ao espalhar esse espírito empreendedor na empresa, conseguiremos impactar mais pessoas e elevar o patamar de quem está junto com a Prumo. Então, quem é o responsável pela inovação no PrumON?
A resposta é fácil: você, eu e todos nós que fazemos parte da Prumo Engenharia. Num mundo cada vez mais digital, as empresas modernas não podem depender do dono ou de um único setor para inovar. As mudanças são rápidas, e mesmo que atrase para alguns setores da economia, sempre chegará o momento que nos exigirá uma nova postura. É nesse modelo de colaboração que as empresas mais inovadoras do mundo estão conseguindo se reinventar, crescer e proporcionar mais oportunidades para seus colaboradores.
Além disso, o PrumON conta com uma equipe externa de especialistas que vão acompanhar todos que quiserem contribuir com a inovação na Prumo Engenharia, através de metodologias, capacitações, exemplos inspiradores e conexão com o que há de mais atual em gestão da inovação.
Agora que você sabe que faz parte do PrumON e que vai contar com ajuda especializada para transformar sua ideia ou desafio em resultado, você deve estar se perguntando: o que é inovação?
Inovação é o resultado do consequente esforço em resolver um desafio de um jeito diferente, tanto para o nosso cliente quanto para nossa organização. Então quando se entrega algo novo e realmente útil para alguém, parabéns! Você conseguiu inovar.
É um mito sobre inovação que ela gera apenas novos produtos (bem ou serviço). Por exemplo, uma nova TV, aplicativo de smartphone ou ferramenta. A inovação também pode ser de processo, por exemplo, um nova forma de atendimento, de logística, de segurança, de manutenção entre outras. O outro tipo de inovação é de modelo de negócio. Por exemplo, antigamente as linhas de telefonia fixa no Brasil eram adquiridas com um bem (propriedade). Somente após obter a posse você conseguia utilizar um telefone. Atualmente esse modelo é de serviço, pois pagamos uma assinatura pela sua utilização de uma quantidade infinta de linhas (números) que desejamos e quando não queremos mais cancelamos, da mesma forma que fazemos em aplicativos de serviços como o Spotify.
Outras três formas para categorizar a inovação são incremental, radical ou disruptiva. A inovação incremental acontece quando se propõe uma pequena melhoria em algo que existe, dessa forma tendem a ser mudanças técnicas menores com baixo risco e impacto. A inovação radical acontece quando a mudança é realmente significativa ao ponto de gerar um novo produto ou processo. Em alguns casos, há a adoção ou substituição de uma tecnologia mais recente, por consequência, com alto impacto e risco. Enquanto que a inovação disruptiva provoca a ruptura de um mercado existente ao tornar algo mais simples, conveniente e acessível onde antes existia complicação e o alto custo. O grande exemplo de inovação disruptiva da última década foi o Uber.
Para te ajudar a ser mais inovador, recomendamos três capacidades essenciais para desenvolver uma inovação:
nº 1: Criatividade: ideias novas são a matéria-prima da inovação. Para ser criativo se inspire nas crianças. Elas são curiosas, gostam de aprender (questionadoras) e estão sempre dispostas a experimentar o novo. Tenha em mente que quanto mais ideias novas, mais chance você terá de desenvolver uma boa ideia.
nº 2: Execução: quando se desenvolve algo pela primeira vez (nova ideia) a possibilidade de falha é enorme. Então para inovar, às vezes, é preciso começar com pequenos testes. Além disso, vai ser necessário ter muita persistência, capacidade de obter apoio das pessoas e inclusive aprender a “vender” sua ideia. Resumindo, execução é o conjunto de habilidades dos empreendedores. Todos podemos ser empreendedores na empresa. Daí surge o termo intraempreendedor quando o colaborador tem atitude de dono.
nº3: Percepção de Valor: criatividade e execução juntas te tornarão apenas um inventor. Invenções não trazem resultado para empresa. Para se tornar um inovador é preciso que as outras pessoas (clientes/ usuários) percebam a utilidade na sua nova proposta. Uma dica para ser mais assertivo nisso é ter empatia, que significa, se colocar no lugar da outra pessoa com a capacidade de perceber aquilo que realmente agrega valor.
Veja como inovar pode ser mais simples do que a maioria das pessoas acredita: inovação não é obrigatoriamente algo inédito, ou seja, algo que nunca foi inventado. Você pode trazer uma boa prática de outro setor, inimaginável para Engenharia mas que pode ser adaptada na Prumo, por exemplo. Além disso, para inovar não é preciso a tecnologia mais avançada do mundo. Tecnologia deve ser entendida como ferramenta para inovar. Neste mesmo raciocínio, não será necessário dispor de “rios de dinheiro” para mostrar que a sua ideia tem valor.
Para encerrarmos esse artigo, se faça as seguintes 8 perguntas para avaliar o seu grau de aptidão para projetos de inovação:
-
Você gosta de aprender?
-
Você é observador e questiona a origem dos problemas?
-
Você gosta de compartilhar descobertas como as outras pessoas?
-
Você aprecia resolver problemas?
-
Você é persistente e sabe contornar os obstáculos?
-
Você obtém bons resultados trabalhando em equipe?
-
Você contribui para um ambiente de trabalho agradável para você e outras pessoas?
-
Você preza por aprimorar seu trabalho para os clientes e colegas de trabalho?
Caso alguma das respostas seja “não”, busque refletir e avaliar a importância de novas atitudes. Acreditamos que todos tem potencial e capacidade de inovar na Prumo Engenharia. Sem distinção, privilégios ou hierarquia, onde cada um, poderá ajudar a resolver um problema ou gerar uma oportunidade que esteja próxima de você.
Você é o nosso convidado! Aproveite o PrumON - Programa de Inovação da Prumo Engenharia para potencializar sua capacidade de inovação. Venha conosco transformar seus sonhos em resultado.
Por Leandro Libério - Consultor de Transformação Digital pela Dersteg. Atua como conector do Ecossistema de Startups e parceiro de iniciativas como #OpenInnovationBR.

